Desvantagens do Comércio Eletrônico

Falta de um Toque Pessoal
O relacionamento humano é extremamente fundamental para a maioria das pessoas. O resultado das compras em lojas virtuais é um processo unilateral, onde os clientes estão altpraticamente sozinhos e não interagem fisicamente com ninguém, no máximo digitalmente. Uma vez que diferentes pessoas cantam musicas diferente, a falta de toque pessoal em transações online é uma desvantagem.

Atrasos de Mercadorias
A grande maioria dos sites de comércio eletrônico oferece muito tempo para entregar os bens em suas mãos, na melhor das condições é o “amanhã”. Por exemplo, se você quiser comprar uma caneta para escrever algo agora, com certeza não poderemos comprá-la online, da mesma forma um doce que você quer comer agora, um livro para ler à noite. Existem as exceções que são os produtos digitais (e-books, games, músicas), neste caso a experiência é completa e perfeita.

Muitos Bens não Podem ser Comprados Online
Apesar de muitos itens estarem disponíveis para compra, ainda existem bens que não podem ser comprados online. A maioria deles está nas categorias “perecíveis” ou “frete desproporcional”. Pense nisso, você não pode pedir um picolé. Ou ainda um item cujo valor seja muito ínfimo em relação ao frete para transportá-lo até você, inviabiliza a transação online.

Não Permitir Experimentação do Produto antes da Compra
Você não pode tocar o tecido da roupa que você quer comprar. Você não pode verificar o quanto o sapato se ajusta aos seus pés. Você não pode “testar” o perfume que você deseja comprar. Comércio eletrônico não permite isso.

Qualquer um Pode Criar um Site de Comércio Eletrônico
Vivemos em uma época em que os prestadores de plataformas de loja virtuais conferem a capacidade de criar uma loja dentro de minutos. É possível criar uma loja básica em menos de 10 minutos. Porém, se é possível criar uma loja, como saberemos que a loja que estamos comprando é genuína? As baixas barreiras para entrada nos negócios virtuais podem ser uma grande atração para os aspirantes empreendedores. Entretanto, para o comprador, a confiabilidade pode ser um problema. Isso pode levar os clientes a restringir suas compras on-line para sites de comércio eletrônico famosos.

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Por que meu site precisa de SEO?

Por que meu site precisa de SEO?

 

A maioria do tráfego web é conduzida pelos principais motores de busca comerciais - Google , Bing e Yahoo! . Embora a mídia social e outros tipos de sites podem gerar visitas ao seu site, os motores de busca são o método primário de navegação para a maioria dos usuários da Internet. Isto é verdade se o seu site oferece conteúdo, serviços, produtos, informações ou qualquer outra coisa.

Se seu site não pode ser encontrado pelos motores de busca ou o seu conteúdo não pode ser colocado em suas bases de dados, você perder oportunidades incríveis disponíveis para sites fornecidos através de pesquisa.

As consultas de pesquisa, as palavras que os usuários digitam na caixa de pesquisa, carregam um valor extraordinário. A experiência tem mostrado que o tráfego motor de busca pode fazer (ou quebra) o sucesso de uma organização/empresa. Visitantes direcionados para um site pode proporcionar publicidade, receita e exposição como nenhum outro canal de marketing. Investir em SEO, quer através do tempo ou as finanças, podem ter uma taxa de retorno excepcional em comparação com outros tipos de marketing e promoção.

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5 dicas para uma boa descrição do produto

Em uma loja virtual, onde não há contato físico do consumidor com os produtos comercializados, é indispensável que o lojista trabalhe muito bem a descrição dos itens disponíveis na altloja, buscando ampliar o interesse dos clientes pela negociação.

A importância de uma boa descrição em um produto ultrapassa a necessidade de apresentá-lo ao consumidor. Tais informativos auxiliam, inclusive, nas estratégias de marketing digital em sites buscadores, SEO, possibilitando o alcance de potenciais clientes através das informações descritas.

Para que sua loja tenha descrições interessantes, diferenciadas e exclusivas, seguem algumas dicas que valem à pena aplicar em seu e-commerce:

1. Nada de conteúdo (re)publicado

Além de prejudicar o posicionamento em buscas orgânicas, publicar informação de terceiros na descrição de produtos é um problema grave, inclusive de fabricantes. Isso porque, quando o cliente acessar as pesquisas da web sobre este produto, encontrará informações idênticas e muitas vezes inúteis para o seu perfil. Portanto, trabalhe as questões que mais se enquadram no interesse de seus consumidores; para informações mais técnicas, apresente o link do fabricante;

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4 cuidados para não perder clientes virtuais

No e-commerce, a conquista de um cliente acontece por etapas. A primeira delas é encontrar um tráfego qualificado de pessoas que tenham interesse nos produtos comercializados em altsua loja virtual. A segunda etapa é fazer com que essas pessoas visitem seu empreendimento online por meio de um bom trabalho de divulgação.

A próxima fase é conseguir converter os visitantes em clientes e, para isso, o lojista deve desenvolver formas de conquistar esse potencial consumidor com um atendimento de qualidade, formas de pagamento diferenciadas, descontos, etc. Após o consumidor ter comprado em sua loja virtual, chega o momento de fidelizá-lo: ativar o pós-venda e fazer com que ele volte.

Após essa maratona, só quem consegue conquistar um cliente sabe a importância que ele tem e que não vale à pena perdê-lo para a concorrência. Por isso, é importante que o lojista observe alguns fatores que podem levar potenciais consumidores a desistirem de comprar em uma loja virtual e tome cuidado para que tais situações não ocorram em seus negócios:

Insatisfação com produtos e serviços
Muitas vezes, o consumidor que já comprou na loja desistiu de voltar devido a sua cartela de produtos ou forma de prestação de serviços. Por isso, é preciso constantemente atualizar os produtos oferecidos na loja, além de modernizar ao máximo a prestação de serviços;

Retorno demorado por parte do lojista
Ninguém gosta de esperar, muito menos quem é cliente. Ao deixar o consumidor esperando, acaba-se dando “um tiro no próprio pé”, pois joga-se no lixo todo um trabalho de divulgação que foi realizado inicialmente. Por isso, buscar a pontualidade, a velocidade e a disponibilidade é essencial, pois a internet possibilita um atendimento rápido e eficiente;

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Entrevista sobre link building com Todd Malicoat


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