A importância do Funil de AIDA em SEO

A importância do Funil de AIDA em SEO

O que tem a ver o funil de AIDA e SEO? Tudo! O marketing de busca não foge obviamente a sequencia do funil de AIDA, ou seja, a sequencia que leva o consumidor à conversão. AIDA é o acrônimo para Atenção, Interesse, Desejo e Ação, o processo que ocorre do momento da apresentação da mensagem a conversão. Este é um dos conceitos mais importantes do marketing digital já que representa o ciclo que leva o usuário que acessa uma página a conversão, seja ela de venda ou lead.

Infelizmente, o funil de AIDA e SEO nem sempre andam juntos. Muitas vezes vemos as técnicas de SEO – Otimização de sites para ferramentas de busca, sendo muito bem aplicadas em diversos parâmetros e pecando justamente na hora de cumprir sua missão dentro do funil de AIDA ou então, este conceito tão fundamental em tantas áreas do marketing, ser solenemente ignorado na hora da estruturação de uma estratégia de SEO.

Aplicação do funil de AIDA no processo de SEO

Em nosso curso de SEO temos a preocupação de contextualizar a aplicação dos conceitos do marketing às técnicas de SEO. De nada adianta você conhecer as técnicas de SEO se durante o processo você ignora conceitos básicos do marketing, como o do funil de AIDA, da formatação da sua estratégia.

É claro que conhecer em detalhes e profundidade as técnicas de SEO é um estágio fundamental para conseguir uma boa colocação nas páginas de respostas dos grandes buscadores como Google, Bing e Yahoo, mas dai a transformar essas colocações em acessos é outra coisa.

Uma página bem colocada nas SERP não significa automaticamente uma grande quantidade de acessos, e muito menos conversões. O SEO moderno é medido também em termos de CTR – Click Thru Rate e não apenas no que diz respeito a colocação na SERP dos buscadores.

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Some redes sociais a seu e-mail marketing

Some redes sociais a seu e-mail marketing

Campanhas de e-mail marketing podem trazer ótimos resultados se bem planejadas. Se somarmos a elas o uso de redes sociais, o feedback pode ser ainda melhor.

Segundo pesquisa divulgada pelo eMarketer, 48% dos e-mails marketings contém a opção "envie para um amigo" e somente 13% trazem ferramentas que tornam fácil o compartilhamento do conteúdo em redes sociais. Com tanta gente reunida nesses canais atrás de informações relevantes, parece uma bobagem desperdiçar a oportunidade de levar e elas o que procuram.

Ajude o usuário a te ajudar

Como já citamos diversas vezes em nossos posts, conteúdo de qualidade é o ponto mais importante quando falamos de marketing digital. E porque não ajudar o usuário a disseminar essa informação?

Disponibilizar links em seus e-mails pode facilitar a interação entre os leitores e aumentar o acesso em suas comunidades virtuais. Verifique se em todos os artigos divulgados em sua newsletter estão disponíveis links para seu website, blog, Facebook, Twitter ou outra rede na qual atue. O oposto também vale. Divulgue nas redes sociais seu email marketing e as vantagens de assiná-la. Afinal, quem já segue sua empresa nestes canais apresenta interesse em saber mais sobe seu negócio, portanto, aproveite para aumentar sua base de leitores.

 

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Conteúdo duplicado no e-commerce é obstáculo para SEO

SEO. Estas três letras podem ser consideradas parte elementar na construção de uma loja online. É claro que outros itens são importantíssimos, como design, navegabilidade, atendimento, demonstração de produtos, logística e etc. Mas, você já se deu conta de que tudo isso pode ser supérfluo se ninguém encontrar sua loja ou seus produtos. Por este motivo, o SEO precisa ser tratado com muito cuidado em qualquer investida na web.

Segundo o site Alexa, o Google.com é o site mais acessado do mundo. Sendo assim, é possível entender a importância de estar bem posicionado nos resultados de pesquisa. Mas o tema deste artigo é outro, pois não será abordada apenas a importância do SEO, mas a importância de se olhar para uma área negligenciada das estratégias de otimização: conteúdo duplicado.

Conteúdo duplicado

A atualização mais recente do Google, chamada de Panda, lançada em 24 de fevereiro de 2011, deixou muito claro que o Google reduzirá a relevância de sites que copiam conteúdo, tem conteúdo de baixa qualidade e outras técnicas que visam apenas agradar ao algoritmo do Google, não ao leitor.

Teste

Se fizermos um teste bem simples com um produto badalado, o iPad, e entrarmos em alguns sites que o vendam, repare que todos possuem o mesmo conteúdo. Se for feita uma busca com uma das frases usadas na descrição padrão do produto (iPad, a melhor forma de explorar a web.), podemos encontrar, aproximadamente, 17 mil páginas em português com a mesma frase. E, surpresa, nenhuma das grandes lojas que vendem o produto está na primeira página (Atenção! Os resultados de busca podem variar dependendo de vários fatores).

Onde eu quero chegar com isso? A importância do conteúdo único e com valor ao cliente está se tornando a cada dia mais essencial. Além de garantir uma boa presença nos mecanismos de busca, você pode fornecer mais informações ao seu cliente e influenciar em sua decisão de compra. Automatizar a área de informações de um produto é muito mais rápido, mas lembre-se: ao invés de investir nisso, você terá que investir em outras áreas para “fisgar” o cliente.

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Brasileiros preferem comprar no e-commerce durante o expediente

Brasileiros preferem comprar no e-commerce durante o expediente

Os consumidores brasileiros preferem fazer compras online quando estão no trabalho. Principal motivo é a conexão de banda larga, que nas residências é menor que nas empresas.

De acordo com uma pesquisa feita pela Rakuten Brasil, apesar de usarem a internet do trabalho para consumirem produtos do e-commerce, os consumidores brasileiros realizam as compras entre 12h e 14h.

Comportamento Segundo o levantamento, um dos produtos mais pesquisados e comprados no e-commerce são os celulares.

De acordo com a pesquisa, os telefones celulares com valores altos costumam ter um baixo tempo de decisão de compra, sugerindo que os consumidores já pesquisaram os produtos online e então farão uma compra com base unicamente no preço.

"Estes resultados demonstram como o e-commerce tornou-se parte do nosso cotidiano, fazendo com que o varejo seja mais penetrante do que jamais foi. Os consumidores ainda fazem escolhas que requerem ponderação, levando mais tempo para decidir sobre itens mais caros, mas em certos casos, compradores experientes estão claramente fazendo a sua pesquisa antes de comprar, aproveitando o poder da internet e redes sociais para fazer escolhas bem informados ", afirma o CMO da Rakuten Brasil, Alessandro Gil.

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A importância do Funil para produtos falsificados no AdWords

Graças ao impulso realizado na internet, nunca antes foi tão fácil começar um novo negócio e, em pouco tempo, atingir uma enorme audiência. No entanto, junto com esta oportunidade, há uma maré de pessoas mal intencionadas fazendo uso indevido deste mecanismo para vender produtos falsificados.

Com a terminologia "Produtos Falsificados" o Google AdWords refere-se a principalmente dois grupos de produtos:

  1. Produtos que se fazem passar pelo original e vendido como tal, procurando imitar todas suas características físicas, incluindo o próprio logotipo;
  2. Produtos que não se fazem passar pelo original, mas que copiam suas características.

A única exceção a este segundo grupo são os uniformes esportivos. Se forem comercializados como réplicas, serão classificados como produtos aceitáveis pelas diretrizes de conteúdo do Google AdWords. No entanto, se forem veiculados como originais, neste caso, não receberão autorização para figurar entre os Links Patrocinados.

Para se ter uma ideia da profusão de produtos falsificados na internet, no último semestre de 2010, o Google AdWords comunicou que foram retiradas do ar cerca de 50 mil contas relacionadas à venda de produtos falsificados. Dado essa significativa e assustadora tendência, em Março de 2011, o Google AdWords realizou algumas modificações em suas diretrizes de publicidade e deu alguns esclarecimentos sobre o tópico, em seu blog.

Segundo o artigo, três significativas mudanças foram implementadas no sistema do Google AdWords, em parceria com os proprietários de grandes marcas, para evitar a difusão dos produtos falsificados pela internet, a saber:

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