núncios no sistema de PPC (pagamento por clique), como o Google Adwords, devem ser usados para campanhas curtas e focadas num segmento específico. O alerta vem sendo dado por estudos feitos nos Estados Unidos que mostram que esse recurso, tido nos últimos anos como a salvação para se obter audiência, está em decadência.
Atualmente, apenas 18% dos especialistas em marketing online estão usando Google AdWords. Uma das hipóteses para a decadência do formato é o fato de os usuários terem aprendido a fazer a distinção entre anúncios pagos e resultados de buscas orgânicas.
Grandes erros
Em matéria publicada na semana passada, o Search Engine Watch lista os dez maiores erros no uso do PPC. Afora as questões envolvendo a escolha da palavra-chave adequada e outras técnicas específicas, um dos erros capitais é se tornar uma empresa baseada exclusivamente em Adwords.
Quanto custa?
O escritório do Google no Brasil disponibiliza consultores para orientar empresas que queiram anunciar no Adwords. A consultora que atendeu recentemente a Tracto deixou claro que investimentos inferiores a R$ 30 por dia não dão resultado. Portanto, o menor cliente investe em torno de R$ 900 por mês. Quanto mais abrangente o segmento do produto ou serviço ofertado, maior deverá ser o investimento.
Saídas
Considerando o custo-benefício, a modalidade PPC aparentemente dá menos resultados do que outras soluções, como SEO e content marketing, que têm caráter de médio e longo prazo. É o que sustenta o artigo intitulado “A morte do PPC”, do Social Media Today (em inglês). O artigo apresenta o infográfico abaixo, que traz sugestões de como fugir do PPC.
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